Sarau da Flor do Quilombo com Rallie, Tonho Matéria, Marcionílio, Mel Nascimento e Bia Maia

O projeto SEXTOU vai começar nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, com muita música e resistência. Essa é a segunda ação voltada para conscientizar a opinião pública, em relação ao drama vivido pelos quilombolas do Rio dos Macacos, que foram proibidos pela Marinha do Brasil de acessarem o rio, única fonte de água, alimento e renda que possuem. Transmitida pelo canal do Facebook do Debate Petroleiro e do Jornalistas Livres, a live marca o lançamento do “Sarau da Flor do Quilombo”.

A proposta de gravar um clipe com a música “Chega de Mágoa” com o objetivo de tornar mundialmente conhecido o drama da comunidade quilombola do Rio dos Macacos atraiu grandes artistas do Brasil e do mundo. Além de Tatau, Márcia Short, Dão Black, Magary Lord, Aloísio Menezes, Rallie e Irma Ferreira; a cantora inglesa Nadine Caesar, também aceitou o convite e vai gravar uma live especial para o Projeto Sextou, evento inspirado em uma das criações do publicitário Aloísio Petitinga para as camisas do Quilombo.

O Sarau da Flor do Quilombo, a primeira live do “Projeto Sextou” terá a participação do cantor Tonho Matéria; do ex-vocalista da Banda Eva, Marcionílio; da cantora e percussionista alagoana, Mel Nascimento e da cantora baiana, Bia Maia. Na opinião de Chá Rize, idealizadora e apresentadora do evento, “é uma honra unir a história do ‘Sarau da Flor’ ao Quilombo Rio dos Macacos. A cultura precisa estar aliada com as questões sociais. Os artistas são formadores de opinião e precisam usar a força que têm para o bem. Precisamos conseguir contribuições para os quilombolas que sofrem com a falta de água, alimento e renda. O Rio dos Macacos representa tudo isso. Precisamos fazer com que o mundo tome conhecimento do sofrimento dos nossos irmãos e irmãs”, alerta. Ao lado de Chá Rize, o advogado e criador do Debate Petroleiro, Jailton Andrade, também fará a apresentação do sarau.

A live de lançamento da campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos, que aconteceu em 27 de março teve excelente repercussão. Um grande número de pessoas pôde conhecer a realidade dos quilombolas, através da fala de Rose Meire dos Santos Silva, uma das líderes comunitárias do Rio dos Macacos. Essa notoriedade do evento, que teve a participação de vários políticos e artistas, motivou que um novo recurso da Defensoria Pública da União, contra a decisão que proibiu os quilombolas de acessarem o rio, fosse marcado para o dia 19 de abril, às 14h. Para o advogado Carlos Eduardo Chaves, “a retomada do processo de mobilização pela Associação dos Remanescentes do Quilombo Rio dos Macacos, em torno do julgamento, pode ter um resultado positivo na liberação do acesso à água, por isso o posicionamento da opinião pública é tão importante”, explica.

Para o cantor e jornalista Raimundo Lima, Rallie, um dos artistas confirmados na regravação do clipe e grande apoiador da campanha #SOSQuilomboRioDosMacacos, “é muito positiva, a ideia do ‘Projeto Sextou’ de realizar grandes encontros – no intuito de mostrar os principais problemas enfrentados pelos quilombolas do Rio dos Macacos – divulgar a venda das camisas – para conseguir gravar o clipe ‘Chega de Mágoa’ – e conseguir doações”.

Durante a live, o Pix (71983616940) da líder quilombola Rose Meire dos Santos Silva ficará visível para quem puder contribuir. De acordo com informações da organização do evento, “qualquer quantia será bem-vinda”.

Relacionados